29 de dezembro de 2005

Saúde e sucesso!

Nessas mensagens de fim de ano, costumo desejar saúde e sucesso pras pessoas. Sobre a saúde, é aquela velha conversa. Cada um tem que se cuidar o quanto pode, parar de se entupir de chopp e pizza (pelo menos reduzir pra uma vez por semana), comer alface, correr a São Silvestre, essas coisas. Mas a saúde é um processo normalmente lento. Não dá pra mudar de um dia pro outro.
Já o sucesso encaro de forma diferente. Pode mudar não só de um dia pro outro, mas até de uma hora pra outra. Quando desejo que as pessoas tenham sucesso na vida, de fato estou desejando que façam o que gostam de fazer, trabalhem no que gostam, sejam o que querem ser. Pensa que é fácil? Pois não é. E não é porque o sucesso é uma soma de fatores, ou melhor, você pode separar o sucesso em diversos aspectos da vida como se eles fossem sucessos independentes, mas freqüentemente uma decisão que traga sucesso pra um aspecto da vida pode não trazer pra outro. Humm. Tô filosófico hoje, né? É o fim de ano. Deixa quieto. Outro dia falo sobre isso.
Sabe aquelas pessoas que têm sucesso na vida profissional? Elas podem ser famosas, ricas (e até mesmo ricas e famosas, claro), ou mesmo pobres anônimas. Podem ser simples como o gari que dá show na Sapucaí, elegantes como a Hebe, ricos como o Luciano Huck, ou famosos como o Ronaldo. O importante é que pessoas com sucesso profissional são realizadas com o trabalho que fazem. Desejo esse sucesso às pessoas.
Mas ter sucesso na vida não é só ter sucesso na profissão. É ter sucesso na vida pessoal também. É viver bem com a família e os amigos (o que nem sempre é fácil), é gostar de conhecer outras pessoas (o que nem sempre dá tempo), outras culturas (para o que nem sempre sobra tempo e dinheiro). Enfim, é aproveitar a vida do jeito que você gosta. É aquilo de buscar o sonho, de gostar das pequenas coisas, de sentir prazer todo dia. Também desejo esse sucesso às pessoas.
Acho que sucesso não é uma coisa tipo conquistou-acabou, não é como uma coisa que você pega, põe na prateleira e diz: “eu tenho sucesso”. É uma coisa constante, é uma busca. São as batalhas de uma guerra. É a luta pela paz e pela justiça. É a certeza de que a tempestade sempre dá lugar ao sol. É a esperança de que o amor sempre vença no final.
Busque. Lute. Sonhe. Ame. Quando você olhar pra trás, vai ver o sucesso que teve na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós Dois Agradecemos Sua Visita