7 de abril de 2006

Quem tem medo do Word?

Eu tenho!

Sabe, cada um tem um método pra escrever. Eu gosto de escrever tudo no Word, com uma formatação agradável para a leitura (agradável pra mim, é claro) e com uma numeração que não faz nenhum sentido pra mais ninguém, a não ser pra mim. Depois copio o texto no Blogger e dou os toques finais. Faço assim desde o primeiro post. Pois bem. Dias atrás estava escrevendo o último texto (aquele ali embaixo, sobre lágrimas) e o diabo do Word resolveu dar pau. É! Fato mais que comum entre os usuários do Word. Ele simplesmente decide que não vai deixar você gravar mais nada e toda vez que você tenta salvar o texto ele fecha o programa, sumariamente. Já estou acostumada com esse tipo de crise existencial que só os programas da Microsoft apresentam (em especial o mais famoso editor de textos do mundo) e praticamente não entrei em pânico (praticamente porque fiquei irritada de perder o texto que tinha acabado de escrever, é claro).

Mas fiquei com essa história na cabeça. Por que será que, apesar de ser tão instável e apresentar problemas irresolvíveis, a grande maioria das pessoas aceita usar o Word como se esse fosse o único editor de textos existente na face da Terra? Por quê? Sabe, eu me incluo nessa legião porque, para a grande maioria dos trabalhos, eu também uso essa porqueira. Mas eu sei que existem alternativas e faço uso delas quando acho que é conveniente. Mas 90% dos usuários de computadores não sabem que existem outras opções. A grande maioria acredita piamente que textos só podem ser escritos no Word, e ponto final.

Por exemplo, estamos tendo que escrever um trabalho que faz parte das avaliações da disciplina de doutorado que estamos cursando. Pois bem, o dito trabalho envolve a escrita de equações bastante chatinhas. Você por acaso já tentou escrever equações no Word, usando o Equation Editor? Já? Conseguiu?? Ótimo! Você é um felizardo. Mas você que conseguiu, escreveu umas 50 equações e depois tentou salvar o arquivo? Pois então, é claro que você não conseguiu... Sabe por quê? Porque o Word não foi feito pra escrever equações. Simples assim. Eu já aprendi minha lição e todas as vezes que tenho que escrever textos com equações uso o LaTex. Pronto. Fácil, fácil eu escrevo tudo que preciso.

Mas tava assuntando ontem e descobri que praticamente toda a turma está brigando com o Word. Credo!! Não consigo aceitar que pessoas com o nível de instrução elevado, como as que estão fazendo um doutorado em engenharia, não consigam usar outro programa, a não ser o Word, pra escreverem seus textos. Mas quer saber: não sei porque fiquei tão espantada. Até mesmo meu orientador de mestrado foi contra quando eu disse que ia usar o LaTex pra escrever minha tese... Se um cara com a formação dele ainda se prende ao Word, porque alunos não podem, né??

Mas o que eu acho que é o ponto central dessa discussão é a influência da mídia (mais uma vez) sobre o poder de decisão das pessoas. Todo mundo usa o Word porque só conhece o Word. Porque o Word vem instalado no seu computador quando você compra o dito cujo, porque existem centenas de cursinhos por ai ensinando a criançada a usar o Word. Enfim, porque o Bil Gates é um cara esperto pra caramba. E tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós Dois Agradecemos Sua Visita