10 de abril de 2007

Médicos Sem Fronteiras

Eu sei que estou devendo um post sobre a legalização do aborto, mas ainda não consegui me inspirar para escrever sobre esse assunto tão polêmico. Mas, fazendo buscas na internet sobre o tópico, encontrei o site dos Médicos Sem Fronteiras e não pude deixar de parar para ver com mais cuidado.

Primeiro eu descobri um pouco melhor como surgiu o grupo. Na verdade, eu tinha conhecido esse nome há alguns anos atrás quando a minha cunhada tinha trabalhado em uma empresa que prestou serviço ao MSF. Mas, para ser inteiramente sincera com vocês, jamais tinha perdido um segundo para saber melhor o que estas pessoas se prestam a fazer. Logo, minha admiração por estes profissionais que decidem sair de suas casas para ajudar desconhecidos necessitados em lugares esquecidos por todos não poderia ser maior.

Em 1971, o sentimento de frustração desse grupo e a vontade de assistir às populações mais necessitadas de modo rápido e eficiente deram origem a Médicos Sem Fronteiras. A organização surgiu com o objetivo de levar cuidados de saúde para quem mais precisa, independentemente de interesses políticos, raça, credo ou nacionalidade. No ano seguinte, MSF fez sua primeira intervenção, na Nicarágua, após um terremoto que devastou o país. Hoje, mais de 22 mil profissionais trabalham com Médicos Sem Fronteiras em mais de 70 países.

Resumindo, a instituição que hoje é conhecida como Médicos Sem Fronteiras recruta profissionais, principalmente das áreas de saúde, e os envia para trabalhos humanitários em diversos locais do mundo, onde a população civil enfrenta problemas decorrentes de guerras, catástrofes naturais ou calamidades. (leia mais aqui)

A cada ano, mais de 3.000 profissionais, de mais de 40 nacionalidades, diversas faixas etárias e diferentes áreas, partem para trabalhar nos projetos de Médicos Sem Fronteiras.

Devido aos resultados alcançados pelo grupo a MSF foi agraciado com o Prêmio Novel da Paz de 1999. Este grupo leva adiante o princípio fundamental de que todas as vítimas de desastres, sejam estes de origem natural ou humana, têm direito a uma assistência profissional, fornecida da forma mais rápida e eficiente possível.

O Comitê Nobel Norueguês decidiu conceder o prêmio Nobel da Paz de 1999 a Médicos Sem Fronteiras (Médecins Sans Frontières), em reconhecimento ao trabalho humanitário pioneiro desta organização em vários continentes.
Existem alguns projetos dos MSF específicos para o Brasil. Dentre eles um que me pareceu muito interessante é o Projeto Meio Fio. De 2000 até 2004 uma equipe multidisciplinar de MSF – formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e educadores de rua – percorreu as ruas do centro do Rio de Janeiro abordando os beneficiários na própria rua, oferecendo uma assistência primária no local, e, quando necessário, encaminhando-os para os serviços existentes. (leia mais aqui)

Hoje, os Médicos Sem Fronteira são a minha família. Como é que pessoas, um grupo, uma organização não governamental acolhe com tanto carinho as pessoas em situação de rua, e trata delas? Eu tenho que ter carinho comigo mesmo para ser digno do carinho que dão para mim. Então, acho que a primeira coisa para sair desta situação é se amar, e eles me mostraram o caminho do amor”. Lísias Valério Bergo, beneficiário do projeto Meio-fio.
Exposição de fotografias “Sua Rua, Minha Vida”

Têm tanta coisa de ruim acontecendo no nosso Brasil e no mundo todo que eu acho que a gente devia se inspirar na coragem dessas pessoas que largam suas vidas para ajudar outros. É claro que não estou aqui dizendo que todo mundo tem que fazer o mesmo. Antes de mais nada é preciso ter vocação para este tipo de trabalho humanitário. Mas o que eu quero dizer é que se a gente olhar a nossa volta bem direitinho, vamos descobrir que podemos fazer muita coisa para ajudar, e não vai ser necessário nem mudar muita coisa nas nossas rotinas. Vamos tentar!! Eu vou.


Um comentário:

  1. O amor de verdade já é "sem fronteiras".
    Obrigado pelos comentários e bem vinda.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Nós Dois Agradecemos Sua Visita