4 de abril de 2007

Ministro da Saúde defende legalização do aborto e ampliação da licença maternidade

Duas discussões super-pertinentes estão surgindo no rastro da posse do novo ministro da saúde, José Gomes Temporão. As duas estão ligadas aos direitos da mulher e devem dar o que falar nos próximos tempos. Uma delas é a legalização do aborto. Mas esse assunto eu prefiro deixar para um outro post. Acho que vai dar muito pano pra manga e acredito que esta discussão deve ser feita separadamente. A segunda diz respeito à ampliação da licença maternidade de 120 dias (4 meses) para 180 dias (6 meses), com o intuito de garantir a amamentação até o sexto mês de vida da criança. Segundo o ministro, a iniciativa da senadora Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE) com a criação do projeto de lei PLS 281/05 (leia o texto do projeto aqui) deve ser apoiada pelo governo. Na verdade, o presidente Lula já se mostrou favorável ao tópico. Além disso, em adição ao projeto de lei da senadora, o relator e senador Paulo Paim (PT-RS) propôs que o benefício seja estendido às servidoras públicas federais.

Sobre este tema já são mais do que conhecidos os benefícios da amamentação (leia mais sobre o assunto aqui e aqui) e é indiscutível a tranqüilidade que esta ampliação irá trazer para as mães que estão amamentando. Eu vivi esta situação e sei o quanto foi difícil continuar amamentando meu bebê até o sexto mês, depois de retornar ao trabalho. O primeiro problema que enfrentei foi a diminuição na produção de leite. Coisa mais do que comum, uma vez que o bebê não suga o leite durante o tempo que estamos no trabalho, e eu não consegui me adaptar às bombas de sucção para armazenamento do leite. Como resultado, meu filho ficou mamando apenas nos momentos em que eu estava em casa (de manhã, no almoço e à noite). Chorei muito e fiquei muito triste por saber que durante um grande número de horas ele não podia mamar. Graças a Deus ele se começou a tomar suco durante estes períodos e não largou o peito por causa disso. Mas poderia ter sido diferente. Agora estamos pensando em ter outro bebê e não tenho como negar que a possibilidade de poder amamentar por seis meses em casa me deixa muito feliz. Espero que eu possa usufruir desta lei. Mas mesmo que não possa estou muito esperançosa de que outras mamães poderão fazê-lo.

Mas existe o outro lado da moeda, e não falar sobre ele não vai fazer que o mesmo deixe de existir. As empresas sofrem financeiramente com o afastamento de suas funcionárias por longos períodos. É só a gente fazer o exercício de se colocar na posição de um dono de uma pequena empresa pra imaginar o quanto é complicada a gestão desta situação. Ele não tem a funcionária lá, não tem dinheiro para contratar outra e tem o mesmo trabalho que precisa ser executado. Complicado, muito complicado. Mas eu tenho convicção de que mesmo este prejuízo é válido, porque se tivermos nossas crianças saudáveis podemos trabalhar muito melhor depois, sem faltas para levar os filhos ao médico toda hora, por exemplo. Além disso, o projeto de lei em questão prevê incentivos fiscais para a empresa, de forma que este prejuízo financeiro possa ser minimizado. Estou muito esperançosa de que dessa vez as coisas caminhem porque acredito que estejam sendo feitas de forma responsável.

Essas notícias me fizeram pensar que nosso país tem muitos problemas, é verdade, mas que quando aparece uma pessoa disposta a enfrentar esses problemas de peito aberto conseguimos avanços significativos enquanto nação. Eu não discuto política, não entendo política e, ultimamente, só tenho tido raiva das poucas coisas que ouço sobre os políticos. Mas é verdade que existem os que trabalham e lutam pelos direitos dos cidadãos. Eu não sei dizer se as pessoas que citei neste post são íntegras e maravilhosas, porque não as conheço, nem como pessoas, nem com políticos, mas estou muito orgulhosa de poder dizer aqui que elas estão fazendo algo de produtivo com o cargo que receberam do povo.

Um grande bj.

P.S.: Como não podia deixar de ser, esse assunto também está sendo discutido pela Denise. Tenho que dizer que escrevi meu texto depois de ler as reflexões dela. Leiam também!!

---------------------------------------------------------------------------
Atualização

A Sociedade Brasileira de Pediatria está fazendo uma campanha linda para a ampliação da licença materindade com o título "Licença Maternidade: 6 meses é melhor!". Para saber mais clique aqui.


Eles também tem campanhas anuais de incentivo à amamentação. Abaixo está o vídeo da campanha de 2006 que teve como madrinha a atriz Cássia Kiss.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós Dois Agradecemos Sua Visita