30 de novembro de 2005

Livros

Ah! Ler! Existem poucas coisas na vida que eu goste mais de fazer do que “degustar” um bom livro. Digo degustar porque livro bom é igual comida, o ideal seria apreciar vagarosamente, mas temos a tendência de devorá-lo rapidamente para aplacarmos nossa fome insaciável. Sei que não estou sozinha neste gosto, mas que sou uma dentre milhares de devoradores de livros. Ontem mesmo estava lendo no blog das Garotas o post que a Clara dedicou para falar sobre seus livros e personagens preferidos. Não vou negar que foi esse post que me inspirou para escrever estas linhas. Fui pra casa e fiquei matutando sobre os meus preferidos. Me lembro de, ainda menina, ler inúmeras vezes alguns livros que ficaram até gastos (pobrezinhos!) como “Meu Pé de Laranja Lima” e “Coração de Vidro”. Li e chorei, porque não sei se já falei aqui, sou uma chorona de carteirinha... Choro mesmo, com livro, com filme e até mesmo com música (o que vai se fazer?!). Já na adolescência devorei as “Brumas” e todos os demais “Best Sellers” (alguns de gosto duvidosos, confesso) que estavam disponíveis na estante de casa. Os bons, eu releio sempre que posso (ah! adoro reler também. acho que fico com pena de a estória acabar, então dou um tempo pra esquecer e leio novamente. e garanto que a emoção é a mesma). Na verdade, nessa época eu não tinha muitas frescuras para selecionar o que ler não. O que caia na mão eu lia. Além dos livros de casa eu devorava também os da biblioteca municipal. Eu ia lá pelo menos uma vez na semana, pegava dois ou três, levava pra casa e pronto! Banquete servido! Hoje escolho os livros com um pouco mais de cuidado. Acho que é por ter pouco tempo disponível para dedicar a leitura. Logo preciso escolher bem. Enquanto antes conseguia acabar com um em dois dias (até em um único dia) hoje levo semanas. Mas não deixo de ler! Acho que jamais deixarei. Minhas primeiras recordações sobre a leitura são de ver minha mãe no sofá da sala, lendo. Acho que foi por isso que me apaixonei pelos livros. Achava tão lindo ver alguém com um livro na mão! Hoje tento fazer meu pequeno se apaixonar também. Apesar da pouca idade, ele já conta com uma biblioteca bastante interessante, com pequenos livros de quase todas as estórias infantis conhecidas. A biblioteca dele fica dentro de uma caixa de sapatos que ele carrega para cima e para baixo. É uma delícia ver ele brincando com seus livrinhos. Por hora ele só brinca mesmo, mas vejo que ele já tem uma intimidade muito bacana com eles. Bom, fico por aqui e vou ler um pouquinho (rs). Um grande bj e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós Dois Agradecemos Sua Visita