7 de dezembro de 2005

Luto

Desculpem-me meus queridos leitores, eu sei que a idéia inicial desse blog era de abordar temas legais e animados. Mas não consigo me conter quando penso sobre o que aconteceu esses dias no Rio de Janeiro (minha cidade natal e há pouco tempo abandonada por mim e por quase toda minha família). O que é isso, alguém sabe me dizer?! No que essas pessoas estavam pensando quando resolveram atear fogo a um ônibus repleto de inocentes? Por favor!!! Me digam o que está acontecendo!

Estou até agora, mesmo tendo se passado dias, chocada com o que vi e li a respeito do ocorrido. Fico pensando na dor e no desespero das vitimas, principalmente dessa mãe que morreu tentando salvar o seu bebê. Me coloco no lugar dela, porque o meu bebê tem a mesma idade, e sinto o estomago embrulhar e a cabeça rodar só de pensar em vê-lo passar por uma morte tão desesperadora. Rogo a Deus que essa mãe tenha perdido os sentidos antes de ver sua filinha pegar fogo. Penso ainda na dor deste marido/pai. Como essa criatura vai conseguir viver depois de ver sua família amada queimar até a morte? Quem vai poder culpar este homem pelos desejos de vingança que certamente vão lhe corroer?

Vale ainda lembrar que tudo isso aconteceu em um dia normal, sem nenhum presságio de perigo. Numa linha de ônibus bastante usada (até mesmo por mim, quando ainda morava nessa tal de Cidade Maravilhosa). Com pessoas que estavam somente querendo voltar para seus lares.

Agora me digam com sinceridade: o que estão fazendo com o nosso país? Onde estão todos enquanto uma das cidades mais importantes do Brasil está vivendo uma guerra civil não-declarada? Eu aceito minha parcela de culpa por não fazer absolutamente nada, ou pior, fugir quando me foi possível. Mas eu sei que não é a sociedade civil que vai poder resolver esse problema. Tem que haver uma solução, mas não sei de onde ela tem que vir.

Achei que fosse me sentir melhor depois de escrever sobre esse sofrimento todo, mas continuo sentindo a mesma coisa: só tenho vontade de chorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós Dois Agradecemos Sua Visita