31 de março de 2006

Por que as mulheres choram?

Eu ontem estava me lembrando de um professor que tive na faculdade que tinha mania de fazer piadas assim, digamos, não muito simpáticas para com as mulheres. Era sempre a mesma ladainha... mulher isso, mulher aquilo e agente (as poucas mulheres do curso) ia levando, porque não dava mesmo pra fazer muita coisa (professores machistas em cursos de engenharia mecânica tradicionais são comuns). Mas um dia ele chegou com uma afirmação que me deixou bastante pensativa: as mulheres choram. É claro que essa afirmação veio no meio de uma piada sem graça, mas eu tive que admitir que ela era verdadeira. E vou dizer mais: no dia que eu aceitei esse fato minha vida ficou muito melhor. Tá bom! Vou explicar. Acompanhem comigo.

Sabe o dia que você comprova as suas suspeitas de que aquele colega de trabalho está te sacaneando deliberadamente. Pois é! E dá aquela raiva que vem lá do estômago, sobe queimando pela garganta, e vai parar exatamente onde? Nos olhos. Rios de lágrimas correm desesperadamente pelo rosto. Só dá mesmo pra fugir e se trancar no banheiro. Mas quer saber? Depois das lágrimas vem um alívio que nada do mundo poderia dar. É só enxugar o rosto, retocar a maquiagem, sair do banheiro e começar a arquitetar um plano maquiavélico pra acabar com o sujeito. Pode ser que o dito plano nunca chegue a ser concretizado, mas nesse momento você extravasou todo o sofrimento e frustração que estava sentindo.

Ou então chegou o dia do casamento da sua melhor amiga. Não tem como segurar as lágrimas vendo ela entrar na igreja, linda, no vestido que ela te descrevia desde os 10 anos de idade. Essas lágrimas valem pelo sentimento de vitória. Ela vêm porque pelo menos uma parte do sonho que vocês tiveram quando crianças (a parte dela, no caso) está virando realidade.

Pense no dia daquela prova para a qual você estudou como uma louca desesperada. Você passa 50 minutos da prova (que teria o tempo de duração de 2 horas) e não consegue escrever uma linha. Você desiste, entrega a prova em branco para o professor e vai embora. As lágrimas vêm te fazer companhia novamente. Elas vêm apagar essa derrota e te fazer ver que nem tudo na vida acontece como desejamos. E nesses momentos o que podemos fazer é respirar fundo e começar novamente.

E lágrimas de mãe? O médico te mostra aquela coisinha roxinha e enrugada e não tem como não derramar lágrimas pelo milagre da vida. Ou então, tarde da noite e o pirralho não quer dormir. Você desesperada de sono e cansaço e ele simplesmente não quer dormir. As lágrimas vêm... acredite em mim. Mas lágrimas de mãe são assim... não precisam de explicação. Elas vêm no dia do primeiro sorriso; na hora de uma injeção doída, mas necessária; quando ele te chama de mama pela primeira vez... e acho que elas virão pela vida afora.

Não vou nem entrar nos momentos de discutir relacionamento. Nessas horas as lágrimas são tão inevitáveis quanto necessárias para aplacar a dor que vez por outra o amor nos infringe.

Como vocês podem ver, as mulheres choram sim. Choram de alegria, choram de tristeza, choram de raiva, choram de amor... Chorar faz parte da natureza feminina. E aceitar isso, quando se é mulher, traz um alívio e uma paz de espírito que fazem cada lágrima ter valido a pena.

E vou mais longe, os homens devem tentar aceitar essa verdade também. Só assim eles vão aprender que quando choramos precisamos apenas de um ombro amigo e algum tempo para botar pra fora o que nos aflige. Nós definitivamente não estamos fazendo chantagem emocional ou sendo crianças (pelo menos a maioria de nós não age assim).

Acho que fica mais fácil encontrar a felicidade se aceitarmos essa peculiaridade feminina. E chorem meninas. Lavem a alma sempre que julgarem necessário. Eu faço!

Um grande bj e até a próxima.

2 comentários:

  1. Anônimo2:59 PM

    Tenho uma visão bem pessoal do assunto.
    As mulheres choram porque elas não são criadas para aguentar o sofrimento. Em poucas palavras, elas são criadas para serem servidas e não para servirem. Isto falando em linhas gerais, há exceções.
    Mas o curioso é uma coisa: apesar da ascenção do direito das mulheres, coisa que acho ótima, dois aspectos, em lihas gerais, não mudam muito: os homens tem a "obrigação moral" de prover o sustento material e as mulheres têm a "obrigação moral" de garantir que a cria se desenvolverá, e tudo que envolva isto.
    Então, se um homem tem um problema, sua herança histórica o faz persistir e aguentar o sofrimento. Imagine o homem das cavernas chorando frente à um leão, o que ele ganharia? Seria comido por ele. Imagine um pai de família que perde o emprego? Se ele ficar só chorando, o emprego vem? Não. Além do mais, o choro, nestes casos, mostra indícios de que ele não tem segurança de que vai conseguir desenvolver seu papel de provedor.
    A mulher chora para enviar o sinal de que algo está errado (ou muito certo). A defesa dela, assim como a da criança, é mostrar que há algo faltando, ou sobrando. Ambos devem ser servidos.
    Pense comigo: na hora do cortejo, quem geralmente toma a iniciativa, o homem ou a mulher? Quem precisa ser mais cortês, o homem ou a mulher? Quantos garçons simpáticos você conhece e quantas garçonetes simpáticas você conhece? Isto é porque as mulheres selecionam o que é melhor para a cria, ou seja, precisam ser servidas, e demonstrar seus sentimentos quando há algo de errado (ou muito certo).
    As pessoas podem falar o que quiser, mas quem vale mais.... No caso do homem que trás um problema para casa... um homem que chora ante a dificuldade ou o que fica calado?
    Analogamente.... quem vale mais... a mulher que fica calada ante um problema ou a que chora (demonstra que há algo errado)?
    Se ela não chora, ela é insensível, se ela chora, ela está exercendo seu papel de cobrança, que é a sua obrigação moral.
    Se o homem chora, ele é um bundão que não consegue desempenhar sua função de provedor. Se ele está calado, isto é um sinal de que pelo menos ele "está apto" a resolver o problema.
    As mulheres gostam dos homens que choram quando não estão com um problema, pois vêem que ele pode entender a condição moral dela, que é a de demonstrar quando algo está errado. Mas um homem que chora diante dos problemas, é um "fraco".
    É lógico que isto é em linhas gerais.... cada caso é um caso...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:17 PM

    caramba essa menina é um genio!!!!!!!!!!!!!!!!! concordo plenamente com vc .faco de suas lindas palavras as minhas!parabens pela msg..muitoo boa excelente,magnifica...rsrs abracoomulheres choram gente aceite isso.

    ResponderExcluir

Nós Dois Agradecemos Sua Visita